segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Universitários lançam uma ‘hora’ sem computador

È dificil imaginar o mundo moderno sem internet, mas nem pensamos que uso do mesmo polui. Se quiser saber mais, leia aqui. 

Apresento um artigo dos nossos parcerios, a Campanha 1h100Pc Se Liga! Desliga. 



Projeto busca conscientizar sobre os malefícios do uso irrestrito do aparelho

Passar e-mails, ler notícias, conhecer pessoas, fazer amigos, baixar músicas, vídeos, etc. Tudo isso só é possível por causa do computador pessoal. É difícil acreditar que um dia já vivemos sem essa maravilha da tecnologia. Mas embora seja útil em diversos momentos, ele pode ser prejudicial se usado execessivamente, tanto para o ser humano quanto para o meio ambiente.
Com o objetivo de reduzir o tempo que o usuário passa em frente ao computador, e de diminuir o consumo de energia elétrica, a campanha 1h100PC foi criada em 2008 por estudantes de Publicidade e Propaganda do Unasp Engenheiro Coelho / São Paulo. O projeto sugere que as pessoas fiquem uma hora a menos em frente ao aparelho e realizem outras atividades, como exercícios físicos.
O estudante de publicidade Jonhnes Carvalho, um dos idealizadores do projeto, conta como a idéia surgiu: “No terceiro ano do curso tivemos que fazer uma campanha ideológica para um trabalho da faculdade. O meu grupo teve acessoria com o professor Luiz Henrique Santos e ele sugeriu que fizessemos uma campanha que incentivasse pequenas atitudes que beneficiassem a todos”, recorda. A partir disso, decidiram criar um projeto que fosse sustentável e, ao mesmo tempo, trouxesse benefícios pessoais. Foi então que surgiu a idéia do 1h100PC.
A campanha conta com a utilização de comunidades virtuais como o Orkut,  Twitter e uma página oficial no Facebook (www.facebook.com/1h100pc), além do blog 1h100PC.blogspot.com. “No blog postamos várias notícias com temas relacionados a sustentabilidade”, afirma Carvalho. Os idealizadores do projeto tem o intuito de interagir mais com os participantes: “Estamos com uma meta de 1 milhão de pessoas participando até 2016”, anuncia.
A campanha já conta com a participação de vários estudantes, como Robson Fonseca: “Comecei a participar este ano. Resolvi trocar o computador pela academia, pois costumo ficar em frente ao aparelho o dia inteiro”, afirma. O estudante de Comunicação Social relata os benefícios desta troca: “Eu tenho benefícios tanto físicos quanto psicológicos, pois quando não fico na frente do computador, minha mente distrai, não fico tão extressado”, afirma.
 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. oieeeeeeeeeee.........flor ficou lindooooooooooooooooo...muito obrigada...bjim

    ResponderEliminar
  3. ah que bom que gostou! suas coisas são muito lindos, vale a pena ver

    ResponderEliminar